Nossos Destaques:

quinta-feira, dezembro 02, 2010

O Lunático apresenta "Cinzas e Flores"




Se você chegou a assistir  algum episódio da série “Perdidos no Espaço”, ouviu um compacto simples ou a primeira bebida alcoólica que ingeriu na vida foi Cuba libre, com certeza você faz parte da geração que viveu os anos 60 e 70.

Era a época dos hippies, que pregavam “Paz e Amor” e tinham como slogan a frase “Faça amor, não faça guerra”, em resposta, principalmente à guerra do Vietnan e à Guerra Fria - que dividia os países entre comunistas e capitalistas, e cujos líderes (EUA e a então União Soviética) ostentavam um grande poderio militar e nuclear, deixando a população mundial em constante tensão.


O movimento hippie, de contracultura, teve a intenção de ser um contraponto a tudo isso e vislumbrava, entre outras coisas, um mundo onde as pessoas pudessem praticar o amor livre, serem mais ligadas à natureza, e dizer não ao consumismo e ao capitalismo.

Pois foram estas décadas tão conturbadas e de tantas mudanças que inspiraram o espetáculo 'CINZAS e FLORES', que o Lunático Café apresenta nos próximos dias 9 e 10 de dezembro, no Teatro do Colégio Divina Providência, no Humaitá.

O elenco conta com 50 participantes, todos alunos do curso de Acrobacia Aérea do Lunático, que foram divididos em dois grupos, com o intuito de direcionar melhor as ideias e carga dramática de acordo com a idade dos participantes. Tanto que haverá dois horários para as apresentações: 18h, com os alunos mais novos e às 20h30, com os mais velhos.

O enredo gira em torno de Clemente, personagem que se dá conta que os horrores das guerras - e outras mazelas - geradas pelo próprio homem estão deixando o mundo doente, e começa a tentar modificar a si mesmo e o seu entorno. 

Em uma das apresentações Clemente será interpretado por uma mulher, a aluna Bruna Sonyat, de 17 anos, que já fazia acrobacia aérea antes de ir para o Lunático – “é um vício” –  e participa pela segunda vez de um espetáculo da casa. Ela curtiu muito o tema escolhido e o único desafio para desempenhar bem o papel, segundo ela, é coordenar os truques com a música.

Maria Hermeto também é aluna de acrobacia aérea do Lunático e, embora já tenha participado de outras edições de final de ano, desta vez está especialmente engajada na parte da criação de figurino, motivada pelo seu recente ingresso na faculdade de moda. “Outro dia eu e a Juliana (Juliana Feres, uma das proprietárias do Lunático Café) passamos a tarde no Saara vendo malhas e outros tecidos naturais para compor os figurinos da peça. Foi bem bacana.”

A trilha – assinada pelos atores Gustavo Falcão e Juliana Feres, proprietários do Lunático, e que também assinam o roteiro, os figurinos, a iluminação e a direção geral do espetáculo - é composta por diversos sucessos dessa época, como “Lucy in the Sky with Diamonds”, dos Beatles, “Get it while you can”, com Janis Joplin e “A Era de Aquário”(do filme “Hair”) músicas com tons inevitavelmente poéticos e com uma fina camada de inspiração (e respirações) políticas.


Desde a abertura do Lunático, três outros espetáculos já foram apresentados: 'Pequenas Invenções' (12/2007), sobre criações dos seres humanos que mudaram o mundo; 'Memórias' (12/2008), que fazia um passeio pelos fragmentos das lembranças de uma pessoa desde sua concepção até os dias atuais e 'Li e o Mundo Invisível' (12/2009), que contava a história de Li, um ser que tinha contato com o mundo dos sonhos, e que aos poucos percebia que esse mundo estava invadindo a realidade.


Ficha Técnica:

'Cinzas e Flores'

- Roteiro, Figurino, Iluminação e Direção geral: Gustavo Falcão e Juliana Feres

- Coreografia e direção de alunos: João Ferreira, Joy Rodrigues, Luciana Belchior e Patrícia de Souza.

Dias: 9 e 10 de dezembro
Horário: 18h e 20h30
Local: Teatro do Colégio Divina Providência (R. Lopes Quintas 274).


Fontes consultadas: TV Cultura / Alô Escola, Aventuras na Escola (Editora Abril online) e Teste de como eram as décadas de 60 e 70

Nenhum comentário: