Nossos Destaques:

terça-feira, maio 03, 2011

A importância da preparação corporal do ator



Dínamo, de Deborah Colker
Felipe Koury já trabalhou como preparador corporal de atores como Fernanda Montenegro, Rodrigo Santoro, Stênio Garcia e Letícia Sabatella, e nesta função participou de montagens de sucesso como o espetáculo de dança “Dinamo”, da Cia Débora Colker, e a peça “Clandestinos”, de João Falcão.

Para exercitar o foco, a concentração e descobrir o equilíbrio do corpo, Felipe costuma realizar as oficinas ANTROPOLOGIA DO GESTO, onde propõe ao aluno uma compreensão do corpo através de técnicas acrobáticas, passando pelo teatro oriental e pelas artes marciais. “Eu procuro fazer uma ponte entre as técnicas orientais, como a yoga e as artes marciais, com as técnicas ocidentais, de forma a deixar o ator mais próximo do neutro, da disponibilidade e da atenção necessárias para o ato de representar”, diz Felipe.

Ele ressalta a importância deste tipo de trabalho no cenário teatral: “os atores de nossos tempos estão cada vez mais preocupados única e exclusivamente com a máscara, esquecendo-se do corpo. No teatro oriental o ator se preocupa primeiro com o corpo e depois de pronto é que surge a máscara.” Por isso, conhecimentos como eixo, verticalização, movimento, espiral e tantos outros são abordados durante as aulas.

O Lunático vai realizar uma oficina ANTROPOLOGIA DO GESTO a partir do dia 16 de maio. Veja os detalhes a seguir:

Início: 01 de junho
Dias e Horário: 2a e 4a de 11h às 13h
Valor: R$ 220,00



Alguns trabalhos de Felipe Koury

Assistente de direção:


A Máquina, de João Falcão (2001); de João Falcão (2002), Como aprendi a dirigir um carro, Felipe Hirsh (2003).


Preparador corporal:


Cia de dança Deborah Colker - Aulas de aikido para a realização do espetáculo Dinamo (2006); Clandestinos, direção João Falcão, (2008), Cia de Dança Lia Rodrigues, (2009); participou da equipe de preparação da micro-série “Hoje é dia de Maria I e II”, direção de Luis Fernando Carvalho.


Nenhum comentário: